sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Olá!

Acho apropriado neste post falar sobre todo esse processo de intercâmbio.

Meu intercâmbio é "patrocinado" pelo Banco Santander. Recebi em abril, se não me engano, um e-mail da minha universidade falando sobre a  Bolsa Santander Ibero - Americana: 5 vagas para universidades de Portugal, com bolsa no valor de 3 mil euros. 
O edital consistia em nota do histórico, prova de inglês e uma entrevista pessoal.
Estou no 6º período da faculdade de Direito e sempre fui meio nerd, como dizem. Meu histórico não seria problema. O inglês também não seria problema.

No dia da prova de inglês, quase tive um colapso nervoso quando vi umas 50 pessoas dentro da sala concorrendo a míseras 5 vagas. Na hora pensei em desistir. A ideia de ficar numa sala de aula por 3 horas fazendo uma prova pra não passar não me agradava em nada, mas pensei "já que estou aqui..."

Para minha surpresa, uma semana depois, meu nome estava entre aqueles 5 que iriam embarcar nessa aventura! 

O resultado da bolsa saiu em maio, a matrícula na Universidade de Coimbra começaria em setembro e eu viajaria só em fevereiro, ou seja, teria muito tempo para me planejar, certo?

Pois é.

Só que eu não queria comprar passagem e procurar residência sem uma resposta positiva da UC e essa chegou somente no dia 21 de novembro. Sim, há 9 dias.
 Já li em outros blogs que a carta de aceitação demora mesmo, mas sou ansiosa e odeio fazer as coisas em cima da hora.
No dia 21 mesmo comprei minha passagem aérea, que saiu relativamente barata e fui buscar informações sobre o visto.

Planejo ir ao consulado português no dia 17/12. Até lá, dá tempo de juntar todas cópias (autenticadas, lógico. Por que facilitar?) e conseguir meu comprovante de residência em Portugal.

E nesse meio tempo, tenho que achar disposição pra essas últimas semanas de aula no Brasil :~


Nenhum comentário:

Postar um comentário